99,9% dos pais querem que seus filhos sejam grandes leitores. Mesmo quando eles próprios ficam reticentes diante do livro, não falta o desejo de que a nova geração aprenda a se deliciar com uma boa leitura. E como conseguir isso?
Há muito tempo se pesquisa como obter bons leitores, pois os interesses vêm de várias direções: editoras, educadores, universidades, instâncias governamentais. Pesquisas e também depoimentos daqueles que são verdadeiramente apaixonados pela leitura apontam uma direção comum. Qual é?
Tudo que a criança recebe do adulto como uma atitude de carinho fica fortemente impregnado na sua memória afetiva. O calor, o prazer dessa doação são recuperados a cada repetição do ato e constroem uma renovação com outros ingredientes.
Com o alimento acontece assim. Com a leitura também.
Partindo daí podemos definir alguns pontos significativos.
O colo da mãe ou do avô, os cheiros trazidos pelo aconchego, o tom de voz de quem lê tecem uma trama afetiva poderosíssima para a formação do futuro leitor. É uma delícia aproveitar essa linguagem de carinho que vem entremeada ao ritmo das palavras.
Quando se lê para a criança, ela também está lendo. Começa-se a ser leitor a partir da leitura dos pais e, mesmo quando já alfabetizada e capaz de empreender voos próprios, ela precisa poder contar com esse prazer como alimento de subsistência.
O desafio do texto exige empenho, concentração, e facilmente ela pode desistir. Portanto, leitura de textos mais simples podem ser realizados pela criança sozinha, mas o que vai envolver a sua imaginação e curiosidade mesmo são histórias mais complexas, que exigem um leitor experiente e, de preferência, com a recuperação do clima de aconchego. Acredite, mesmo quando adolescentes, o prazer de ouvir a leitura feita pelo pai traz um encantamento especial pelo que se lê.
FORMAR LEITORES É PAPEL DA ESCOLA?
Formar leitores é papel de todos. Dos pais, da escola, do Estado, dos meios de comunicação. Todos precisam estar empenhados nessa direção – e muito! - para a formação de indivíduos, cidadãos e sociedade crítica. Cabe-nos também, portanto, a tarefa de formar leitores aqui na escola, e não abrimos mão disso.
Dando continuidade e aliando forças ao empenho familiar para uma formação leitora, as dinâmicas e as escolhas de obras são específicas para cada idade ou etapa, e com empenho sempre renovado.
Aquilo que chamamos de leituras compartilhadas, aqui divulgadas na semana passada para os alunos a partir do 4º ano, anunciam discussões mais substanciais em torno dos livros selecionados. É um 'ensinar a ler' para quem já lê. E é bom reforçar: eles sempre se surpreendem com o muito que podem identificar a partir da leitura feita pela professora em aula. Em qualquer idade, a leitura feita por um leitor mais experiente (e apaixonado...) é encantatória. Sempre.
NOSSO CAFÉ LITERÁRIO VEM AÍ!
Encantar para a leitura é também o intuito do Café Literário, que tradicionalmente realizamos no mês de março, como forma de começar bem o ano, começar lendo!
Primeiro evento coletivo da escola, é como uma "feira de livros", mas, antes de qualquer outra coisa, é um evento de promoção do conhecimento – através dos livros. Ele expressa a nossa vontade de incentivar pais e filhos a compartilharem o interesse pela leitura, de motivar todos para a experiência desse prazer que é descobrir a vida também através dos livros.
COMO ACONTECE O CAFÉ LITERÁRIO?
Para esse evento convidamos duas livrarias que se responsabilizam por selecionar previamente bons títulos e autores. É ótimo ficar abrindo cada um, encontrando ilustrações maravilhosas, passagens interessantes e selecionando a nossa próxima leitura.
Além disso, os alunos do 9º ano se mobilizam para a montagem de um super sebo. Arrecadam entre familiares e amigos livros bem variados e proporcionam excelentes ofertas, tudo em benefício da sua viagem de formatura.
O clima é sempre convidativo à leitura e descoberta da riqueza da literatura, e sempre acompanhado de um cafezinho. Café, chá ou suco, que é providenciado pela escola, mas também biscoitinhos ou bolinhos, que cada família traz para tornar a sua participação mais gostosa nessa confraternização. Nesse sentido pedimos especial atenção para que as comidinhas sejam mais para secas – não podemos correr o risco de mãos lambuzadas com recheios ou coberturas manuseando livros, não é?
TODOS ESTÃO CONVIDADOS
Esperamos cada um de vocês para uma gostosa manhã de sábado. Não percam!
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Yara Amaral é diretora da Escola. |
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