A ESCOLA
PEDAGOGIA
EQUIPE
DIA TODO
CONTATO
LOCALIZAÇÃO
OFICINAS
EX-ALUNOS
BLOG/NANICO
EVENTOS
Veja o que acontece por aqui...
 
27
FEV
2014
 

Direção
Meu filho será um grande leitor?
Formar leitores é papel de todos.

99,9% dos pais querem que seus filhos sejam grandes leitores. Mesmo quando eles próprios ficam reticentes diante do livro, não falta o desejo de que a nova geração aprenda a se deliciar com uma boa leitura. E como conseguir isso?

Há muito tempo se pesquisa como obter bons leitores, pois os interesses vêm de várias direções: editoras, educadores, universidades, instâncias governamentais. Pesquisas e também depoimentos daqueles que são verdadeiramente apaixonados pela leitura apontam uma direção comum. Qual é?

Tudo que a criança recebe do adulto como uma atitude de carinho fica fortemente impregnado na sua memória afetiva. O calor, o prazer dessa doação são recuperados a cada repetição do ato e constroem uma renovação com outros ingredientes.

Com o alimento acontece assim. Com a leitura também.

Partindo daí podemos definir alguns pontos significativos.

O colo da mãe ou do avô, os cheiros trazidos pelo aconchego, o tom de voz de quem lê tecem uma trama afetiva poderosíssima para a formação do futuro leitor. É uma delícia aproveitar essa linguagem de carinho que vem entremeada ao ritmo das palavras.

Quando se lê para a criança, ela também está lendo. Começa-se a ser leitor a partir da leitura dos pais e, mesmo quando já alfabetizada e capaz de empreender voos próprios, ela precisa poder contar com esse prazer como alimento de subsistência.

O desafio do texto exige empenho, concentração, e facilmente ela pode desistir. Portanto, leitura de textos mais simples podem ser realizados pela criança sozinha, mas o que vai envolver a sua imaginação e curiosidade mesmo são histórias mais complexas, que exigem um leitor experiente e, de preferência, com a recuperação do clima de aconchego. Acredite, mesmo quando adolescentes, o prazer de ouvir a leitura feita pelo pai traz um encantamento especial pelo que se lê.

FORMAR LEITORES É PAPEL DA ESCOLA?

Formar leitores é papel de todos. Dos pais, da escola, do Estado, dos meios de comunicação. Todos precisam estar empenhados nessa direção – e muito! - para a formação de indivíduos, cidadãos e sociedade crítica. Cabe-nos também, portanto, a tarefa de formar leitores aqui na escola, e não abrimos mão disso.
Dando continuidade e aliando forças ao empenho familiar para uma formação leitora, as dinâmicas e as escolhas de obras são específicas para cada idade ou etapa, e com empenho sempre renovado.
Aquilo que chamamos de leituras compartilhadas, aqui divulgadas na semana passada para os alunos a partir do 4º ano, anunciam discussões mais substanciais em torno dos livros selecionados. É um 'ensinar a ler' para quem já lê. E é bom reforçar: eles sempre se surpreendem com o muito que podem identificar a partir da leitura feita pela professora em aula. Em qualquer idade, a leitura feita por um leitor mais experiente (e apaixonado...) é encantatória. Sempre.

NOSSO CAFÉ LITERÁRIO VEM AÍ!

Encantar para a leitura é também o intuito do Café Literário, que tradicionalmente realizamos no mês de março, como forma de começar bem o ano, começar lendo!

Primeiro evento coletivo da escola, é como uma "feira de livros", mas, antes de qualquer outra coisa, é um evento de promoção do conhecimento – através dos livros. Ele expressa a nossa vontade de incentivar pais e filhos a compartilharem o interesse pela leitura, de motivar todos para a experiência desse prazer que é descobrir a vida também através dos livros.

COMO ACONTECE O CAFÉ LITERÁRIO?

Para esse evento convidamos duas livrarias que se responsabilizam por selecionar previamente bons títulos e autores. É ótimo ficar abrindo cada um, encontrando ilustrações maravilhosas, passagens interessantes e selecionando a nossa próxima leitura.
Além disso, os alunos do 9º ano se mobilizam para a montagem de um super sebo. Arrecadam entre familiares e amigos livros bem variados e proporcionam excelentes ofertas, tudo em benefício da sua viagem de formatura.

O clima é sempre convidativo à leitura e descoberta da riqueza da literatura, e sempre acompanhado de um cafezinho. Café, chá ou suco, que é providenciado pela escola, mas também biscoitinhos ou bolinhos, que cada família traz para tornar a sua participação mais gostosa nessa confraternização. Nesse sentido pedimos especial atenção para que as comidinhas sejam mais para secas – não podemos correr o risco de mãos lambuzadas com recheios ou coberturas manuseando livros, não é?

TODOS ESTÃO CONVIDADOS

Esperamos cada um de vocês para uma gostosa manhã de sábado. Não percam!

Yara Amaral é diretora da Escola.
 

 

 

 




Leia mais...

 

 

 

 

 

Identidade
Estrutura
Princípios
Educar é educar-se
Formação de Professores

Téc.administrativo
Avaliação
Avaliação Interna
Ed. Infantil
Ensino Fund. 1
Ensino Fund. 2
Aniversários
Uniforme
Condução
Material Escolar
Lanche
Brinquedos

Fone/Fax: (41) 3339-8527
Rua Hugo Kinzelmann, 383 - Campina do Siqueira - Curitiba/PR
E-mail:projeto21@escolaprojeto21.com.br - site desenvolvido pela Escola Projeto 21