A ESCOLA PROJETO 21

Veja também:

A nossa escola foi criada em 1985. Naquela época éramos três professoras (Yara, Emília e Sandra Cornelsen) e analisávamos o processo educacional tradicional com grande preocupação. Era preciso criar: modernas tendências e estudos vinham se delineando em nível mundial e era importante conhecer os novos projetos educacionais. Depois de aproximadamente um ano, Sandra partiu para outras terras e nós continuamos a empreitada. Estudávamos com afinco as linhas pedagógicas que pareciam vir ao encontro do nosso jeito de entender a educação e nos sentíamos pouco "conformadas". Criar uma escola inovadora, para além das "formas" existentes, era um desafio.

A nossa escola estruturava seu projeto (com a ajuda constante de todo o corpo pedagógico, o que acontece hoje com maior força ainda) - um projeto que fugia dos padrões, levando, de fato, o aluno à crítica, à argumentação, a raciocínios, e não a "macetes e decorebas". Um projeto que (em 85!) privilegiava cooperação, trabalho coletivo, autonomia, questionamento do consumo desenfreado, equilíbrio entre liberdade e disciplina, a construção do conhecimento de forma compartilhada, a ideia de projetos, de pesquisa...

Nossa identidade é nossa história: um projeto sempre renovado, estruturado nos princípios que definimos e escolhemos como norte para o nosso trabalho.

Emília Guimarães Hardy
Yara Faria do Amaral