Trabalho no Ensino Fundamental 1 - 1º a 5º ano

Oferecemos turmas somente no período da tarde.
O horário estende-se das 13:30 às 18:00h, com um total de cinco aulas e um intervalo de 30 minutos de recreio.
No final da tarde há uma escala de dias/turmas para a entrada na escola pelos pais do 2º ao 5º ano.

Outras atividades
No horário regular, as crianças têm atividades com outros professores nas áreas de Inglês, Educação Física, Artes e Música. No contra-turno são oferecidas oficinas, opcionais: Circo, Capoeira e Argila; nos finais de tarde, Tênis, Circo e Xadrez.
Durante o ano, as crianças assistem a espetáculos teatrais e musicais sempre que existem ofertas interessantes (eles ocorrem tanto na escola quanto em teatros); outros passeios costumam ocorrer na medida em que possam contribuir para uma melhor exploração do trabalho pedagógico (visitas a exposições e museus, à Sanepar, ao Jardim Zoológico, ao planetário, a parques, etc.).
Uma vez por ano é tradicional a ocorrência de um acontonamento com as turmas de 1º a 5º ano.

Adaptação
O início do ano ou a entrada da criança na escola é um período de adaptação em que a relação pais / escola deve ser especialmente estreita, até informal, para que se possa garantir a confiança mútua necessária. Informações sobre materiais, atividades, correções, etc., podem ser necessárias e os pais não devem hesitar em obtê-las junto à coordenação.

Reuniões
Os recados mais urgentes devem ser enviados através da caderneta do aluno ou, quando isto não for possível, os assuntos urgentes podem ser comunicados à coordenação, que os repassará aos professores. Os professores estarão à disposição dos pais em reuniões bimestrais e quando esse encontro não puder esperar, outros contatos poderão ser marcados pela coordenação para alguma conversa extra.
Sempre que o assunto não for urgente pedimos que procurem marcar horário. Para acompanhamento do desenvolvimento das crianças, a escola promove reuniões regulares por turma e procura contatos mais freqüentes com os pais sempre que necessário. Consideramos fundamental o estreitamento da relação escola/pais e solicitamos que também nos procurem sempre que sentirem ser isso importante.

Língua Estrangeira
O ensino da língua inglesa está incluído no currículo da escola  desde a Educação Infantil, G3. Nas atividades do período Complementar, opcionais, há a oferta de atividade recreativa com o uso da língua espanhola: Tallercito español.

A avaliação dos alunos do ensino fundamental é feita sistematicamente pelo professor, através de exercícios de sala, tarefas de casa, participação nas aulas, realização de trabalhos, observação constante da compreensão e dificuldades encontradas no conteúdo, além de situações mais formais de avaliação.
Até o 3º ano não utilizamos provas ou testes formais como instrumentos de avaliação, mas damos preferência a uma verificação diária do aprendizado do aluno através de sua produção em trabalhos específicos de cada área.
No 4º e 5º anos o sistema de avaliação é semelhante, introduzindo-se de forma mais significativa provas e testes, embora os demais aspectos do trabalho mantenham-se relevantes.
Cabe salientar que nosso objetivo é criar condições para um desenvolvimento equilibrado, nos aspectos intelectuais, sociais e emocionais. Consideramos bastante importante que o aluno esteja realmente preparado, dominando os conteúdos necessários e com maturidade para que possa ser aprovado, pois apressar a vida escolar da criança não significa favorecer seu desenvolvimento.

Acompanhamento dos Pais
Sempre que necessário, a escola faz contato com os pais para informar sobre o rendimento escolar dos alunos. O visto semanal no material do filho e a leitura dos relatos regulares realizados pelo professor e enviados para casa permitem que os pais acompanhem suas características ou eventuais dificuldades.
É importante que os pais analisem os materiais e relatos junto com seus filhos, valorizando-os ou discutindo dificuldades encontradas e oferecendo apoio para sua superação!