A ESCOLA
PEDAGOGIA
EQUIPE
DIA TODO
CONTATO
LOCALIZAÇÃO
OFICINAS
EX-ALUNOS
BLOG/NANICO
EVENTOS
Veja o que acontece por aqui...
28
AGO
2014
 

Ensino Fundamental 1
Mostra Paraná Espanhol
Saída do 5º ano

Alunos do 5º ano estiveram no Museu Paranaense na última terça-feira, complementando o estudo que vêm fazendo a respeito do papel dos espanhois na colonização do Brasil. Leiam abaixo detalhes que chamaram a atenção dos alunos.


 

 

SERVIÇO

Exposição Paraná Espanhol
Abertura: 6 de junho, às 19h
Período expositivo: até 14 de setembro de 2014
Entrada gratuita

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 18h.
Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - São Francisco. Curitiba - PR
Informações: (41) 3304-3300

www.museuparanaense.pr.gov.br

 
Cláudia e Fátima
 

 



 

21
MAR
2014
 

Ensino Fundamental 1
Assembleia
Primeira reunião do ano

Na última sexta-feira, dia 14 de março, foi realizada a primeira assembleia do ano do Fundamental 1. A Assembleia é uma das atividades realizadas com o propósito de aproximar os alunos e as alunas de vários princípios que pautam o trabalho de nossa escola.

"A participação democrática do professorado e do alunado em fóruns de diálogo nos quais se apresentam os problemas de convivência e de trabalho é o pano de fundo imprescindível de qualquer atividade de educação moral e uma fonte privilegiada de experiências morais significativas. Essas experiências têm, sem a menor dúvida, consequências formativas importantíssimas, dentre as quais destacamos: o desenvolvimento do juízo moral, a consolidação do respeito mútuo, a compreensão recíproca, a solidariedade, a cooperação e a integração coletiva."

(Democracia e participação escolar: propostas de atividades / Josep M. Puig...[et al.] – São Paulo: Moderna, 2000)

Os espaços da escola foram temas de elogio, quando tiveram destaque os novos brinquedos e a pintura da quadra. A necessidade de se manterem banheiros mais impos e o cuidado com o consumo de energia também foram temas trazidos pelos representantes de turma.

Tivemos ainda a proposta de planejarmos brincadeiras para os momentos de recreio que envolvam crianças de várias idades e de um concurso de dança. A partir das colocações feitas, alunos, professores e coordenação trabalharão juntos para a efetivação das propostas e para que todos tenham ações mais conscientes no dia a dia.

 

 

 

 

28
FEV
2014
 

Ensino Fundamental 1
É CARNAVAL!
Ó ABRE ALAS...

Durante essa semana os alunos do Fundamental 1 se prepararam para a nossa folia de carnaval. Cada turma se transformou em um bloco de verdadeiros carnavalescos com direito a estandarte e tudo, escolheu e cantou famosas marchinhas de carnaval e alunos e professores dançaram pra valer!

Nas aulas de artes, os alunos conheceram a obra de artistas apaixonados pelo povo brasileiro que retrataram esta festa tão marcante. O 4º ano A observou o trabalho de Di Cavalcanti e o 4º B apreciou as obras de Carybe. O 5º ano mergulhou no universo do fotógrafo francês Pierre Verger, conhecendo um pouco de sua vida e admirando as fotografias que ele produziu registrando carnavais do nordeste brasileiro de 1940.


"Carnaval em Recife", Pierre Verger, 1947.



O resultado podemos conferir nos murais do pátio da escola porque a festa mesmo foi privilégio só dos nossos alunos foliões!

Um bom feriado, com muita diversão para todos!

 

Escreva um comentário

 

 

 

25
out
 


Ensino Fundamental 1
Alimentação saudável na escola
Projeto do 5º ano.

É sempre bom trazer um pão com Nutella de vez em quando. Mas você já se perguntou se isso é saudável? Foi sobre isso que o 5° ano estudou. Após a leitura de alguns textos, começamos a nos preocupar com os lanches das outras turmas, por isso observamos e entrevistamos todas. Descobrimos que nossa escola tem de tudo um pouco, pois alguns alunos trazem lanches saudáveis e outros trazem alimentos não tão saudáveis. O texto a seguir trata do nosso projeto sobre alimentação saudável.

As crianças observadas têm de 2 a 10 anos. São idades bem variadas e a alimentação também é. No geral, o que foi observado foi que muitas crianças consomem alimentos pouco saudáveis, como salgadinhos assados e biscoito Club Social, que têm muito sódio e outros componentes que não fazem bem à saúde. Na maioria das turmas observadas percebemos que elas consomem também muito chocolate, bolo, bolinho Ana Maria e cookies, o que não é muito bom porque esse tipo de comida faz mal, pois tem muito açúcar.

Uma professora afirmou que, na Educação Infantil, os alunos trazem uma boa quantidade de frutas.

No Fundamental I, os alunos têm consciência do que significa ter uma alimentação saudável e isso foi verificado com conversas e entrevistas. A quantidade de frutas diminui, e as crianças trazem alimentos que sejam de seu gosto pessoal.

Há uma quantidade muito grande de alunos que trazem suco de caixinha (80% dos alunos). A partir da análise de um rótulo de um suco - Ades de uva - consideramos que essa não é uma bebida saudável porque é industrializada e esses produtos sempre têm ingredientes químicos e conservantes. Concluímos que o produto é relativamente ruim, pois tem muitos açúcares e muito sódio. Não recomendamos porque podemos trazer sucos ou chás naturais.

No início do nosso trabalho, analisamos muitos rótulos de produtos consumidos com frequência. Uma das análises que chamou nossa atenção foi a da tabela nutricional do suco Maguary, que não tinha nada para analisar. Em sala, concluímos que é quase uma água com corante. Descobrimos também alimentos ricos em fibra alimentar que ajudam o intestino, como a aveia. Além disso, observamos marcas que trazem informações na embalagem, mas a tabela nutricional está diferente. Por isso, antes de comprar um alimento é importante ler o rótulo.

Uma nutrição saudável é o que nos dá energia para o dia a dia. Se não comermos alimentos saudáveis, não teremos energia suficiente. As proteínas fornecem energia, ajudam a restaurar os tecidos danificados e a produzir novas células. São encontradas principalmente na carne magra, peixe, nozes, legumes, queijos e outros produtos lácteos. A pirâmide alimentar representa a quantidade e os produtos ideais que devemos ingerir no dia a dia. Se você segui-la, terá uma alimentação mais saudável.

Também perguntamos à Yara por que não podemos trazer “guloseimas” e ela nos respondeu que nos dicionários guloseimas significam gulodice ou iguaria apetitosa. Ou seja, o dicionário nos diz que guloseimas são comidas gostosas e essa expressão não deixou clara a regra da escola, que foi criada para que os lanches sejam MUITO GOSTOSOS, mas sem doces, coisas com muito açúcar, salgados a base da gordura, como frituras em geral e coisas com muita manteiga.

De acordo com a diretora, a solução é apontar para o bom senso de cada um, e de cada família, para que todos estejam comprometidos com a busca de uma alimentação saudável para as crianças. Há muitos alertas e regras para orientar os pais e, se um aluno vem com algum alimento não recomendável, a solução é conversar, substituir por outro, ajudar a encontrar colegas que dividam um lanche mais adequado e entrar em contato com a família esclarecendo por que isso aconteceu. Isso deve acontecer porque a escola é um ambiente educativo sempre em busca da melhor qualidade (de pensamento, de aprendizagem, de estratégias de ensino, de procedimentos de vida). Essa conduta já foi estabelecida há muito tempo quando a Emília e a Yara criaram a escola, em 1985.

Nossos estudos sobre alimentação e o corpo humano nos levaram a aprender sobre o sistema digestório, que começa pela boca. Nela a comida é cortada, triturada e amassada. A saliva deixa os alimentos mais macios. Em seguida os alimentos vão para um canal, que liga a boca ao estômago, chamado de esôfago que leva o que ingerimos para o estômago, que, por sua vez, usa o suco gástrico e movimentos para fazer a digestão. Depois o bolo alimentar passa para uma das últimas fases desse processo, no intestino. Primeiro no intestino delgado, que produz o suco intestinal, o qual absorve todos os nutrientes que nosso corpo precisa para se manter. Na última etapa da digestão, o intestino grosso vai entrar em ação, absorvendo toda a água do resto do bolo alimentar, e assim, se transformando em fezes, que é eliminada pelo ânus. Depois tudo recomeça, novamente pela boca.

Esperamos que vocês tenham aprendido o que é a alimentação saudável e que abracem esse estilo de vida!


Texto coletivo elaborado pela turma do 5º ano:
Alice Borges Neves
Amanda Nery Arend da Silva
Anna Lys Beatrice de Siqueira Claro de Oliveira
Arianna Marie Schmitz
Arthur de Oliveira Carvalho
Bernardo Samways Guimarães
Breno Dissenha da Silva
Clara Medeiros Marés de Souza
Clarice Ferro Rocha
Daniel Alberto Catasiner
Emilly Crepaldi
Gabriela Borra Teixeira de Freitas
Gabriela Gardiano Cordeiro da Silva
Guilherme Johann Viezzer Hildebrand
Helena Guaresi Portela
Henrique Corrêa da Costa
Luzia Gomes Presas
Manuela Dias Von Linsingen
Mathias Serathiuk Velloso
Pedro Romanó Bittencourt
Pietra Picanço Bastos Leczko
Rafaela Oliveira Meneghel
Renata Balabuch Bezerra
Sofia Ribeiro Cassamalli
Vitória Sávio Buchi

Paula é professora de Língua Portuguesa do 5º e do 6º ano.

 

Escreva um comentário

 

 

 

15
mai
 


Ensino Fundamental 1
Dica de leitura
Lewis Carroll

Oi, pessoal!

Meu nome é Ana Carla e trabalho no Espaço Monteiro Lobato. É um lugarzinho que fica no centro da escola e que, embora pareça pequeno, possui passagens para muitos universos de espaços incomensuráveis. Para quem não descobriu, estou falando da Biblioteca da Projeto 21.

A partir de hoje – ora sim, ora não –, indicarei uma obra literária como sugestão de leitura para todos que possam se interessar. Vamos lá? A indicação de hoje é de uma obra muito especial escrita há mais de um século (mas que é atualíssima até hoje) por um escritor chamado Lewis Carroll. Muitos já ouviram falar ou assistiram a alguma de suas adaptações para o cinema e TV, mas este convite é para se aventurar nesta terra de maravilhas através, como não poderia deixar de ser, do universo das palavras escritas. A obra é “Alice no país das maravilhas” (do original Alice in Wonderland).

Alice, depois de se entediar com o seu mundo de costume, mergulha em um abismo profundo (de si mesma? Talvez.) aberto por sua imensa curiosidade. Com esta queda ela vai parar em uma terra repleta de habitantes que a desafia a entender outra forma de linguagem, cuja lógica parece tão complicada quanto lhe parece a do mundo dos adultos.

No decorrer desta aventura, a pequena (e por vezes gigante) Alice passa a repensar a sua própria lógica e a entender a importância do outro no seu espaço. Esta aventura é narrada pelo discurso fantástico. Sabe o que é isso? Eu ajudo. O fantástico, além de uma forma de narrar, é uma visão de mundo na qual conseguimos ver além da realidade física, pois vemos com os olhos de dentro. Por isso em Wonderland as coisas são tão diferentes do que estamos acostumados a ver!

Venha você também correr atrás do Coelho Branco, tomar um chá com o Chapeleiro Maluco, a Lebre de Março e o Caxinguelê, jogar croquet com a Rainha Vermelha, conhecer o Gato Risonho e experimentar momentos de liberdade que só se encontram parecidos no mundo dos sonhos!

Ana Carla é é formada em Letras e responsável pelo espaço Monteiro Lobato, a biblioteca da nossa escola.
 

 

Escreva um comentário

 

 

 

14
mai
 


Ensino Fundamental 1
The Skeleton Dance
English Classes

Durante o mês de abril as turmas do 3º ano trabalharam, nas English Classes as partes do corpo. Para iniciarmos esse trabalho, começamos brincando um pouco com a ideia dos Skeletons. Assistimos a dois vídeos que mostravam esqueletos dançando e nos pusemos a criar nossa própria Skeleton Dance. Para isso, decidimos em conjunto a sequência de posições que nosso esqueleto faria ao longo da dança. Depois, foi só colocar as mãos a obra: recortar, montar e colar os esqueletos. Cada criança produziu um dos Skeletons que, colocados em sequência, resultam nessa nossa dança! Check it out...

Marina é professora de Língua Inglesa da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.
 

 

Escreva um comentário

 

 

 

19
abr
 


Ensino Fundamental 1
Tippity Tippity Too
Who are you?

Durante o mês de março as turmas do G3 ao 2º ano trabalharam, nas aulas de Inglês, com a história "Tippity Tippity Too". Nessa história, um pequeno mouse (rato), sai para um passeio e acaba encontrando alguns outros animas. Mas o mouse dessa história gosta de falar rimando e, por isso, pergunta "Tippity Tippity Too, Who Are You?" (quem é você?)... Os outros animais entram na brincadeira e também respondem com rimas.

Depois de ouvirmos e conhecermos muito bem essa história, começamos também a contá-la. De tanto contar, já podíamos fazer um teatro, e foi isso que fizemos: um teatro de sombras. O vídeo que vocês conferem aqui é o resultado do que foi produzido com a turma do 1ºA, com a narração também gravada por eles! Hope you enjoy it!

Marina é professora de Língua Inglesa da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.
 

 

Escreva um comentário

 

 
11
mai
 


Eniso Fundamental 1
Autorretrato
5º ano trabalha com computação gráfica

Neste início de ano, resolvemos fazer uma proposta diferente com o 5º ano: trabalhar com alguns princípios da computação gráfica! A ideia era possibilitar o acesso e conhecimento desta linguagem, para que os alunos pudessem fazer suas criações. Foram dois momentos: primeiro, exploramos livremente algumas ferramentas do Photoshop (principal programa de tratamento e edição de imagem), usando a "Mona Lisa", a obra de arte mais famosa do mundo. Depois, digitalizamos monotipias e frotagens produzidas pelos alunos na sala de Artes, quando eles puderam usar essas imagens para construir um autorretrato.
Os alunos comentam como foi o trabalho…

“Todas as artes contribuem
para a maior de todas as artes,
a arte de viver.”
Bertold Brecht

Relatos dos alunos
Aurora
Eu achei que o trabalho nos ensinou a mexer no Photoshop, o que é muito legal! E também deixou a gente explorar nossos rostos pegando os nossos trabalhos, como monotipia e frotagem, e usar neles (rostos). A monotipia foi um trabalho em que nós desenhávamos algo na mesa e depois colocávamos o papel em cima. A frotagem foi outro trabalho que a gente fez: nós pegávamos folhas e paus no jardim e depois os colocávamos embaixo da folha branca e pintávamos em cima.

Vinona e Luísa Pocai
Nós fizemos um trabalho de tratamento de imagens no Photoshop. Foi legal porque nós aprendemos a modificar imagens, também aprendemos a usar o Photoshop. A gente usou várias ferramentas como: balde de tinta, laço poligonal, pincel, lupa e etc.

Ricardo e Matheus
Na segunda aula nós fomos à sala de informática. Nós começamos a trabalhar no Photoshop. Começamos a trabalhar com a Monalisa. Depois nós trabalhamos com nossas fotos (tudo no computador). Começamos, depois, a “mexer” nessas fotos. Nós colamos essas fotos em trabalhos que fizemos. Ficou bem bom, e agora nós salvamos essas “misturas” para botar no site da Escola Projeto 21 com um texto!

Moara
Começamos fazendo uma pequena procura no bosque de folhas e flores secas. Com essas folhas fizemos uma frotagem, que é pintar um papel com alguma coisa embaixo. Em outra aula fizemos uma monotipia, que é pintar a mesa com tinta e colocar um papel por cima. Destes trabalhos escolhemos dois e estes dois vieram para o computador, então trabalhamos neles e na obra Monalisa, de Leonardo da Vinci, no Photoshop. Usamos o balde de tinta, conta-gotas, laço de recorte, etc.. Concordo que foi um pouco difícil, mas divertido.

Manuela e Mariana
Na primeira aula fizemos a frotagem e a monotipia. Na segunda aula nós fomos para a sala de informática e fizemos vários trabalhos no Photoshop: com a Monalisa, as frotagens e as monotipias. Ficou super legal e todos gostaram, até quisemos fazer mais um e colocamos o trabalho  que escolhemos no site da escola.

Luisa de Mathias
Eu comecei fazendo retratos com monotipia: fiz desenhos com tinta na mesa e, antes que eles secassem, coloquei o papel em cima da pintura; quando tirei o papel de cima da pintura ela estava gravada no papel.
Depois da monotipia eu fiz frotagem: peguei um objeto com textura ou uma folha qualquer de árvore e coloquei uma folha de papel em cima. Depois peguei um giz de cera, passei por cima do papel no lugar onde coloquei o objeto e ficou pronto.
Depois da frotagem eu fiz um auto retrato usando alguns objetos da monotipia e da frotagem.


Júlia Preto e Ana Paula
Nós achamos o trabalho de Photoshop com monotipia, frotagem e com nossos rostos muito legal, pois a gente pode mexer no computador, uma coisa que a gente nunca tinha feito numa aula de artes. No começo achamos muito complicado, pois nunca tínhamos mexido num Photoshop, mas no final achamos um ótimo resultado!

Júlia Almeida
Foi difícil, confesso, mas superei. A turma inteira se animou, inclusive eu. Na sala de informática o professor nos ensinou a usar o Photoshop e deu para aprender como se mexe nesse programa difícil do computador. Esse programa é parecido com o Paint. Começamos a trabalhar com o Leonardo da Vinci usando sua fantástica obra chamada Monalisa. Depois tiramos fotos de nós mesmos e colocamos no computador onde usamos e arrumamos nossas fotos. O professor de artes foi mostrando as fotos que nós íamos fazendo e nós tínhamos que falar o que fazíamos. Foi legal enquanto durou.

Henrique
No meu trabalho usei muito o balde de tinta e o pincel para fazer um fundo do exército e o meu chapéu; foi demorado e consegui.

Gustavo
Eu fiz meu desenho quando eu aprendi a usar o laço poligonal, então eu usei o laço no meu olho e pintei com o balde de tinta. Depois eu pintei meu nariz com verde e assim eu fiz o desenho “Gustavo passa mal”.

Guilherme
Eu acho esse trabalho legal porque ele é bem maluco e tem cores super estranhas. Para fazer ele eu usei o recorte, então eu recortei as partes que queria, depois eu tirei o que eu recortei, aí eu usei a ferramenta degradê e pintei as partes que eu recortei.

Eduardo
Eu fiz meus desenhos assim: primeiro fiz meu desenho na Monalisa e não fiz como eu queria, mas logo peguei o jeito e mandei ver. Além disso, eu coloquei meu rosto num desenho do Ricardo e fiz um desenho com o Gustavo. E foi assim.

Bernardo
Eu usei o balde de tinta para fazer o arcoíris e usei o laço poligonal para recortar a minha cara. Cliquei no arquivo e depois no copiar, depois colar, então cliquei no “estilos” para colocar os efeitos especiais e assim continuei fazendo. Opinião: eu gostei porque aprendemos coisas novas como mexer no Photoshop. Isso foi muito divertido.

 






Escreva um comentário

Vinícius é professor de artes do Ensino Fundamental 1.

 

 

 

 
02
abr
 


Ensino Fundamental 1
CYRK
Uma excelente oportunidade para a formação cultural das crianças

Sair com os colegas da escola é sempre um programa pra lá de especial. Para onde quer que a condução nos leve, sabemos que as crianças vão curtir intensamente cada minuto. Mas quando o destino final é o teatro... e no teatro quem nos espera é o Trio Quintina com seu novo espetáculo CYRK... não há nada mais a dizer! A tarde promete ser inesquecível!!

Formado em 1997, o Trio já conta com cinco álbuns gravados, quatro deles com composições próprias e um com releituras de grandes compositores brasileiros. Em 2001-2002 eles se dedicaram a promover a música brasileira no exterior, visitando vários países da América Latina e da Europa.

Em 2011, um homem-banda, um cabeça-de-balão e um mágico especialista em levitação entraram em cena juntos no novo espetáculo, que tem como proposta revelar a música de forma não convencional. O repertório inclui, em sua maior parte, canções próprias e inéditas, compostas para esse trabalho e, também, obras consagradas da MPB como Piruetas, de Chico Buarque, Gargalhada, de Pixinguinha e Bicicleta, de Toquinho e Mutinho.

Aliada a essa surpresa musical, a atmosfera misteriosa nos lembra antigos circos itinerantes, uma memória que as nossas crianças não têm. Além do aspecto dramático, outra característica marcante do show é a utilização de instrumentos incomuns, como o baixo acústico e o sopranino que dão um toque exótico aos arranjos.


 

Escreva um comentário

 

 

 

15
fev
 


Ensino Fundamental 1
Banho de mangueira
uma "paradinha" para renovar as energias

As turmas de 3º ano despediram-se da moleza das férias de verão aproveitando o calor das primeiras semanas de aula com um bom banho de mangueira. Nesse período as crianças retomaram a vida escolar a todo vapor, mas uma “paradinha” para se refrescar ajudou a renovar as energias.

 









Escreva um comentário

 

 

 

 

 

Identidade
Estrutura
Princípios
Educar é educar-se
Formação de Professores

Téc.administrativo
Avaliação
Avaliação Interna
Ed. Infantil
Ensino Fund. 1
Ensino Fund. 2
Aniversários
Uniforme
Condução
Material Escolar
Lanche
Brinquedos

Fone/Fax: (41) 3339-8527
Rua Hugo Kinzelmann, 383 - Campina do Siqueira - Curitiba/PR
E-mail:projeto21@escolaprojeto21.com.br - site desenvolvido pela Escola Projeto 21