É sempre bom trazer um pão com Nutella de vez em quando. Mas você já se perguntou se isso é saudável? Foi sobre isso que o 5° ano estudou. Após a leitura de alguns textos, começamos a nos preocupar com os lanches das outras turmas, por isso observamos e entrevistamos todas. Descobrimos que nossa escola tem de tudo um pouco, pois alguns alunos trazem lanches saudáveis e outros trazem alimentos não tão saudáveis. O texto a seguir trata do nosso projeto sobre alimentação saudável.
As crianças observadas têm de 2 a 10 anos. São idades bem variadas e a alimentação também é. No geral, o que foi observado foi que muitas crianças consomem alimentos pouco saudáveis, como salgadinhos assados e biscoito Club Social, que têm muito sódio e outros componentes que não fazem bem à saúde. Na maioria das turmas observadas percebemos que elas consomem também muito chocolate, bolo, bolinho Ana Maria e cookies, o que não é muito bom porque esse tipo de comida faz mal, pois tem muito açúcar.
Uma professora afirmou que, na Educação Infantil, os alunos trazem uma boa quantidade de frutas.
No Fundamental I, os alunos têm consciência do que significa ter uma alimentação saudável e isso foi verificado com conversas e entrevistas. A quantidade de frutas diminui, e as crianças trazem alimentos que sejam de seu gosto pessoal.
Há uma quantidade muito grande de alunos que trazem suco de caixinha (80% dos alunos). A partir da análise de um rótulo de um suco - Ades de uva - consideramos que essa não é uma bebida saudável porque é industrializada e esses produtos sempre têm ingredientes químicos e conservantes. Concluímos que o produto é relativamente ruim, pois tem muitos açúcares e muito sódio. Não recomendamos porque podemos trazer sucos ou chás naturais.
No início do nosso trabalho, analisamos muitos rótulos de produtos consumidos com frequência. Uma das análises que chamou nossa atenção foi a da tabela nutricional do suco Maguary, que não tinha nada para analisar. Em sala, concluímos que é quase uma água com corante. Descobrimos também alimentos ricos em fibra alimentar que ajudam o intestino, como a aveia. Além disso, observamos marcas que trazem informações na embalagem, mas a tabela nutricional está diferente. Por isso, antes de comprar um alimento é importante ler o rótulo.
Uma nutrição saudável é o que nos dá energia para o dia a dia. Se não comermos alimentos saudáveis, não teremos energia suficiente. As proteínas fornecem energia, ajudam a restaurar os tecidos danificados e a produzir novas células. São encontradas principalmente na carne magra, peixe, nozes, legumes, queijos e outros produtos lácteos. A pirâmide alimentar representa a quantidade e os produtos ideais que devemos ingerir no dia a dia. Se você segui-la, terá uma alimentação mais saudável.
Também perguntamos à Yara por que não podemos trazer “guloseimas” e ela nos respondeu que nos dicionários guloseimas significam gulodice ou iguaria apetitosa. Ou seja, o dicionário nos diz que guloseimas são comidas gostosas e essa expressão não deixou clara a regra da escola, que foi criada para que os lanches sejam MUITO GOSTOSOS, mas sem doces, coisas com muito açúcar, salgados a base da gordura, como frituras em geral e coisas com muita manteiga.
De acordo com a diretora, a solução é apontar para o bom senso de cada um, e de cada família, para que todos estejam comprometidos com a busca de uma alimentação saudável para as crianças. Há muitos alertas e regras para orientar os pais e, se um aluno vem com algum alimento não recomendável, a solução é conversar, substituir por outro, ajudar a encontrar colegas que dividam um lanche mais adequado e entrar em contato com a família esclarecendo por que isso aconteceu. Isso deve acontecer porque a escola é um ambiente educativo sempre em busca da melhor qualidade (de pensamento, de aprendizagem, de estratégias de ensino, de procedimentos de vida). Essa conduta já foi estabelecida há muito tempo quando a Emília e a Yara criaram a escola, em 1985.
Nossos estudos sobre alimentação e o corpo humano nos levaram a aprender sobre o sistema digestório, que começa pela boca. Nela a comida é cortada, triturada e amassada. A saliva deixa os alimentos mais macios. Em seguida os alimentos vão para um canal, que liga a boca ao estômago, chamado de esôfago que leva o que ingerimos para o estômago, que, por sua vez, usa o suco gástrico e movimentos para fazer a digestão. Depois o bolo alimentar passa para uma das últimas fases desse processo, no intestino. Primeiro no intestino delgado, que produz o suco intestinal, o qual absorve todos os nutrientes que nosso corpo precisa para se manter. Na última etapa da digestão, o intestino grosso vai entrar em ação, absorvendo toda a água do resto do bolo alimentar, e assim, se transformando em fezes, que é eliminada pelo ânus. Depois tudo recomeça, novamente pela boca.
Esperamos que vocês tenham aprendido o que é a alimentação saudável e que abracem esse estilo de vida!
Texto coletivo elaborado pela turma do 5º ano:
Alice Borges Neves
Amanda Nery Arend da Silva
Anna Lys Beatrice de Siqueira Claro de Oliveira
Arianna Marie Schmitz
Arthur de Oliveira Carvalho
Bernardo Samways Guimarães
Breno Dissenha da Silva
Clara Medeiros Marés de Souza
Clarice Ferro Rocha
Daniel Alberto Catasiner
Emilly Crepaldi
Gabriela Borra Teixeira de Freitas
Gabriela Gardiano Cordeiro da Silva
Guilherme Johann Viezzer Hildebrand
Helena Guaresi Portela
Henrique Corrêa da Costa
Luzia Gomes Presas
Manuela Dias Von Linsingen
Mathias Serathiuk Velloso
Pedro Romanó Bittencourt
Pietra Picanço Bastos Leczko
Rafaela Oliveira Meneghel
Renata Balabuch Bezerra
Sofia Ribeiro Cassamalli
Vitória Sávio Buchi
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Paula é professora de Língua Portuguesa do 5º e do 6º ano. |
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