A ESCOLA
PEDAGOGIA
EQUIPE
DIA TODO
CONTATO
LOCALIZAÇÃO
OFICINAS
EX-ALUNOS
BLOG/NANICO
EVENTOS
   


Saiba mais:



Algumas ideias sobre o que queremos, sobre o que buscamos em nosso trabalho pedagógico, sobre nossa identidade no fazer cotidiano

Na Projeto 21 nosso trabalho é desenvolvido através de encaminhamentos didáticos que levem cada aluno a uma contínua atividade mental, fazendo-o apropriar-se de fato do conhecimento, desencadeando relações entre o que já sabe e o novo. Diferentemente de formas tradicionais,  não acreditamos numa simples “transmissão de conteúdos”, em que apenas o professor é o elemento ativo e o aluno mero receptor. Entendemos sim que o papel do professor é  criar oportunidades, através de práticas e atividades,  que levem/conduzam o aluno a uma atitude ativa e reflexiva, aprendendo e aprendendo a aprender.
 
Para tanto a apresentação de situações problematizadoras deve fazer parte da dinâmica contínua dentro das salas de aula, mobilizando o já conhecido pelo aluno para encontrar as soluções – uma sequência de ações que levam a uma verdadeira aprendizagem. Assim, o lugar da aula expositiva muda, pois pode vir até depois das soluções encontradas pelos alunos e referendando-as através da teoria que embasa aquele conhecimento.

Queremos que os encaminhamentos busquem desenvolver nos alunos atitudes autônomas, representadas pela capacidade de pensar por si mesmos, de forma confiante, e justificando sua compreensão através da explicitação do caminho percorrido.

Nesse processo, é preciso rever o tradicional olhar sobre “acerto e erro”: uma visão positiva do erro permite percebê-lo como etapa do pensamento, o que é fundamental para a construção da aprendizagem, de qualquer conhecimento. Assim, é  preciso encaminhar as atividades de modo que cada aluno possa proceder a revisão e a autocorreção de seu produção, numa atitude ativa e consciente na busca da qualidade no trabalho escolar, sem delegar exclusivamente ao professor o papel de apontar o que precisa ser melhorado.

Nesse tipo de proposta, os professores devem ser capazes de estruturar sequências didáticas, planejadas para promover o resgate do que os alunos já sabem, para que estes possam tomar consciência do aprendido, sempre fazendo as conexões necessárias para novas aprendizagens.

Planejando as atividades, o ambiente da sala e ajustando os graus de dificuldade, os professores têm sempre como objetivo a troca entre os alunos – ela deve desencadear diferentes posicionamentos. Num contínuo movimento dialógico é que se construirá cada aprendizagem. Essa autonomia é meta, mas representa também, e fundamentalmente, o reconhecimento e o respeito ao outro. Dessa forma, a aprendizagem acontece na esfera dos procedimentos que alimentam uma atuação cooperativa.

 




 

 

 

 

Identidade
Estrutura
Princípios
Educar é educar-se
Formação de Professores

Téc.administrativo
Avaliação
Avaliação Interna
Ed. Infantil
Ensino Fund. 1
Ensino Fund. 2
Aniversários
Uniforme
Condução
Material Escolar
Lanche
Brinquedos

Fone/Fax: (41) 3339-8527
Rua Hugo Kinzelmann, 383 - Campina do Siqueira - Curitiba/PR
E-mail:projeto21@escolaprojeto21.com.br - site desenvolvido pela Escola Projeto 21