A ESCOLA
EX-ALUNOS
BLOG/NANICO
EVENTOS

A Projeto 21 tem um jeito muito particular. É uma escola que vive em detalhes a sua proposta de trabalho e busca estreitar sempre o convívio de toda a comunidade. Um dos aspectos que ilustra esta característica são os eventos que realizamos na escola: são momentos em que pais, professores e alunos se encontram, pelo gosto de estar juntos, numa conversa fiada sem a pressa de todo dia.

Festas
Nossa escola não costuma comemorar muitas das datas tradicionais, como dia das mães ou dia do índio, por exemplo. Algumas delas, por sua tradição fortemente comercial, outras pelo sentido acrítico de que se revestem. Desta forma, priorizamos situações que possam vincular-se ao trabalho mesmo dos nossos alunos, com pesquisas, projetos pedagógicos ou, ainda, que façam parte de nossa cultura popular, como, por exemplo, o carnaval ou a festa junina.

Alguns Eventos
Nossos eventos mais tradicionais são o Café Literário, a Feira da Troca, a Festa Junina, o Sábado Esportivo e o Sábado Recreativo, o Sábado de Artes. Com o tempo, alguns novos vêm sendo incorporados esporadicamente: a Mosquisa (Mostra de Pesquisa da 1º ao 5º ano), a Mostra Multi-jovem (de trabalhos realizados pelos alunos do 6º ao 9º ano), o FIMPA com músicas compostas e interpretadas pelos alunos do Fundamental 2 e com a participação de alguns alunos do Fundamental 1

Em 2011 incorporamos mais dois Eventos, a Tertúlia Musical e a Confraternização de fim de ano. .

Realizamos já o X Café Literário, atividade que vem se firmando por atender plenamente às nossas expectativas e agradar bastante aos pais e alunos.
Nesse dia, a ideia é inspirar a garotada, jovens e pais e fazê-los ter vontade de ler muito e cada vez mais. Além da exposição de livros (e do sebo do 9º ano), preparamos sempre algumas atividades especiais: peças de teatro, leituras, lançamentos, etc. Já estiveram aqui, por exemplo, o contador de histórias Carlos Daitchman, o grupo Clips, histórias de bolso, a família Horn com suas performances, as atrizes Cléo Busato e Renata Hardy, entre outros. Além destes, alunos e professores sempre inventam alguma novidade pra despertar a curiosidade de todos.

Já estamos na 34ª edição deste projeto! Como funciona? A Feira da Troca é um momento de encontro, para o qual se leva tudo o que não se quer mais (ou não apresenta grande utilidade) para que seja trocado. Não vale usar dinheiro, só "papo", argumentação. Leva-se um pano, coloca-se tudo em cima e é só "barganhar". Adultos e crianças participam: serve brinquedo, livro, disco, roupa, eletrodoméstico, etc., etc., etc. Usando a criatividade, o que não serve pra um, serve para outro. A atividade leva também ao questionamento de alguns valores, como o espírito consumista e o desperdício, que imperam na nossa sociedade. Além disso, é uma atividade que nos permite também uma reflexão sobre a dificuldade que temos para nos "desprender" de certos valores e objetos. Como as coisas têm importância e valor únicos para cada pessoa, a Feira é um exercício e tanto ...

O Sábado de Artes é um dia em que as crianças do segmento de Educação Infantil, seus pais e avós podem realizar juntos algumas atividades que os pequenos "curtem" no cotidiano da escola. É um dia de modelar argila, construir com sucatas, pintar, desenhar, fazer colagens - enfim, criar juntos. É sempre uma manhã bastante agradável.

Sempre no início de julho, nossa festa não tem fins lucrativos e é talvez a data que mais reúna todos da escola (e muita gente acaba passando o dia aqui). Além disso, é um dia em que tradicionalmente os ex-alunos aparecem, o que faz desta uma festa especial.

Os alunos menores se divertem nos jogos das barracas e em atividades com os pais ou colegas (cabo de guerra, corrida da batata, dança das cadeiras, etc.). Os alunos maiores (do 6º ao 9º ano) aparecem mais para bater papo – seja como participantes, apoiadores ou observadores.

Além disso, é um dia de confraternização, no qual amigos se encontram e festejam com comes, bebes (que todos trazem e aproveitam à vontade) e danças tradicionais desta festa do povo brasileiro.

Uma novidade, “lançada” em 2011, com grande sucesso: uma manhã de sábado com muito som gostoso – apresentação de alunos (e até ex-alunos), lançamento de discos/livros sobre Música, uma banda convocada para tocar boa música para todos, exposições, profissionais  (pais de alunos também) trazendo informações/vídeos sobre música, salas temáticas, sebo de discos usados, etc.
Muita MPB, música erudita ou instrumental, jazz, novidades para aproveitar ou conhecer.

Identidade
Princípios
Educar é educar-se
Formação de Professores