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Trabalho de Educação Infantil


A construção do conhecimento supõe um trabalho pedagógico bem estruturado e rico, claro, o que é função essencial de uma escola. Mas é preciso conciliar isso com outros elementos que, junto com os valores/princípios da escola, estruturem um ambiente propício ao desenvolvimento inteiro da criança.

No trabalho com as nossas crianças, que chegam a partir de aproximadamente dois anos, além dos estímulos e desafios do trabalho pedagógico específico de cada uma das diversas áreas (uma proposta que acreditamos ser melhor explicitar ao vivo...), queremos destacar três aspectos que julgamos fundamentais nessa etapa da educação, além de serem marcas da nossa identidade:

- um trabalho que privilegia a idéia de “aprender a viver em grupo” - é na convivência com o outro que a criança vai aprendendo a partilhar, a manifestar suas vontades; ao se deparar com o não (vindo muitas vezes de outra criança), descobre como lidar com frustrações, amadurece em sua descoberta do outro e de si mesmo; a partir do conflito pode também ampliar suas possibilidades de comunicação. Claro, se mantivermos os alunos sentados o tempo todo, em atividades dirigidas e amarradas, não haverá confrontos entre as crianças... mas também não haverá maior crescimento em sua aprendizagem sobre as relações;

- uma perspectiva na qual "o brincar" deve ter, de fato, espaço privilegiado na rotina escolar das crianças - além de ser a forma pela qual a criança começa a compreender o mundo (conhecer o mundo), é brincando que aprende a ser espontâneo, criativo, alegre;

- uma concepção na qual "o ritmo" tem um destaque – não é possível atropelar as crianças em função de um ritmo alucinado do mundo lá fora; acreditamos que é preciso ter calma, deixá-las ser crianças, aprendendo a se concentrar, parar e ouvir (por puro deleite ou por respeito ao outro) e descobrir a vida a seu tempo.


Horário
Só temos turmas no período da tarde. 
O início das atividades é previsto para as 13:45 horas. A partir das 13:20, porém, o portão estará aberto para que os pais levem as crianças até sua sala (o professor estará disponível a partir das 13:30). É importante que a criança chegue dentro do horário previsto para a entrada para que não perca as primeiras atividades da tarde nem prejudique o andamento das atividades da turma. A criança que chegar após as 13:50h (o que pedimos que seja evitado) será conduzida à sala por uma funcionária responsável.
Às 18:00 horas abre-se o portão para que os pais encontrem seus filhos na sala e os professores estarão com as crianças por mais 10 minutos. Após este período (a partir das 18:10 h) as crianças permanecerão com uma auxiliar (até as 18:30 h).
As crianças podem passar as manhãs (ou meias manhãs) na escola, com a opção de almoço. 

 

Outras atividades
No horário regular, as crianças têm atividades com outros professores nas áreas de Educação Física, Música e Inglês (esta a partir do Grupo 3). No período da manhã (Complementar, opcional), as atividades são mais de caráter recreativo e há a oferta de horários com atividades especiais: música, capoeira e outras atividades corporais, artes, jardinagem, teatro, atividades de descobertas no Laboratório de Ciências, um horário com o uso da língua espanhola – Tallercito español, entre outras atividades. 
Durante o ano, as crianças assistem a espetáculos teatrais sempre que existem ofertas interessantes (eles ocorrem tanto na escola quanto em teatros); outros passeios costumam ocorrer na medida em que possam contribuir para uma melhor exploração do trabalho pedagógico (visita ao Museu de História Natural, ao Jardim Zoológico, a parques, etc.).

 

Adaptação
O início do ano ou a entrada da criança na escola revela-se, às vezes, bastante difícil (até para alguns pais). É um período em que a relação pais/escola deve ser especialmente estreita, até informal, para que se possa garantir a confiança mútua necessária. Em relação aos alunos muito pequenos (especialmente os da faixa de 2 e 3 anos), a fase de adaptação implica na presença inicial dos pais na escola. As crianças deverão ficar menos tempo na escola, o que irá sendo ampliado gradativamente.

 

Lanche
A criança traz de casa seu lanche, que deve ser simples e bastante saudável, sendo aconselhável dar preferência a frutas, bolachas simples, sanduíches, leite, sucos naturais. Temos algumas regras que pedimos sejam respeitadas por todos: nada de refrigerantes, de salgadinhos “sintéticos”, nada de balas, doces, pirulitos, chicletes, chocolates.
Pedimos aos pais, também, o cuidado para que as crianças não cheguem à escola tomando sorvetes, distribuindo balas aos amigos, etc., etc...
Na educação infantil o horário de lanche é muito aproveitado pelos professores, que trabalham desde o espírito cooperativo até noções matemáticas. Muitas vezes o lanche é “comunitário”, promovendo-se trocas.
Para as crianças que ficam o dia todo na escola, o lanche é fornecido pela escola nos dois períodos (e está incluído no valor cobrado para a opção Período Complementar). 

 

Avaliação
A avaliação dos alunos da Educação Infantil é feita sistematicamente pelo professor, tendo como base o planejamento da turma. Semestralmente são realizados relatórios contendo avaliações formais com observações do trabalho geral com a turma, do grupo e de cada criança. 
A adequação à turma que cada aluno deverá freqüentar é feita em função da sua idade, sua maturidade e de toda a avaliação realizada durante o ano. O fundamental é observar onde o seu trabalho poderá ser mais produtivo, onde a criança pode estar melhor integrada, tanto intelectual quanto emocionalmente.

 

Reuniões
Para acompanhamento do desenvolvimento das crianças, a escola promove reuniões regulares por turma e procura contatos mais freqüentes com os pais sempre que necessário. Consideramos fundamental o estreitamento da relação escola/pais e solicitamos que também nos procurem sempre que sentirem ser isso importante.
Os professores têm contato diário com a coordenação através de reuniões (semanais) e acompanhamento informal nas salas e no pátio. Todos os dias, portanto, passam-se informações, discutem-se os assuntos mais urgentes. Em função disso, e também porque os professores têm o seu horário na escola dedicado ao trabalho com as crianças, solicitamos aos pais que não procurem diretamente o professor nos horários de entrada e saída, para conversas longas. Nestes horários o professor deve dar atenção à turma e os alunos ficarão sem atendimento se o professor estiver conversando. Os recados necessários devem ser enviados através da caderneta do aluno ou, quando isto não for possível, os assuntos urgentes podem ser comunicados à coordenação, que os repassará aos professores. Os professores estarão à disposição dos pais nas reuniões das turmas e quando esse momento não puder esperar, outros contatos poderão ser marcados através da coordenação para alguma conversa extra.

 

Aniversários
Achamos interessante que os aniversários das crianças possam ser comemorados na escola. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso estarmos atentos a algumas regras: 

- os aniversários serão festejados, por turma, mensalmente, num único dia (na última sexta-feira de cada mês); 

- é necessário que haja uma comunicação prévia à escola e que qualquer programação extra seja discutida antes com a coordenação;

- não devem ser trazidas “lembranças” (tipo bexigas, chapéus, pirulitos, etc.). A simplicidade deve ser a tônica, inclusive nos “comes e bebes”: só um bolo, suco e um salgado. Não é conveniente que sejam enviados convites nem presentes, pois na verdade o que ocorre na escola é uma “comemoração” simples com os amigos com a presença no máximo dos pais, que devem vir no horário do recreio. Como grandes festas de aniversários não cabem no ambiente escolar, se for este o desejo, a festa deve ser caseira, ao estilo pessoal de cada família.

 

Uniforme
O uso obrigatório do uniforme foi estabelecido como forma de proporcionar maior economia e praticidade no que se refere à vestimenta da criança. Solicitamos, porém, que seja enviada mais uma muda de roupa na mochila da criança para o caso de haver necessidade de trocá-la na escola. É importante que as peças do uniforme contenham o nome da criança, pois assim fica mais fácil evitarmos perdas.

 

Condução
A escola não possui sistema de condução escolar. Indicamos duas empresas particulares que fazem o transporte de alunos interessados, independentemente da escola.

 

Material Escolar
A escola adota o sistema de compra de material para o trabalho do ano e a cobrança semestral dos pais. A taxa cobrada inclui o material regular ou eventual a ser utilizado nas atividades da escola, como:
agenda, álcool, alfinete, algodão, anilina, apontador, aquarela, arame, araruta, argila, baralho, barbante, bexiga, bola de gude, borracha, brocal, cadernos, canetas hidrográficas, caneta pilot, canudinhos, cartolinas, clips, cola líquida, cola em bastão, cola quente, cotonetes, creative paper, durepoxi, durex, elástico, encadernações, etiquetas, fio de nylon, fitas adesivas variadas, gel, giz de cera de vários tamanhos, gliter, guache, grampos para papel, isopor, lã, lápis preto, lápis de cor, livros, lixa, massa corrida, massa de modelar, material de contagem, palitos (dente, sorvete, churrasco), papéis (alumínio, camurça, carmim, cartaz, celofane, contact, creative, crepon, seda, jornal, Kraft, laminado, lustro, manteiga, sulfites A2 / A4, vegetal, papelão), pastas, pincéis, plásticos ofício, purpurina, réguas, rolo de pintura, serpentina, tesoura, tinta acrílica, para impressora, velas, verniz, xerox, além de outros que são definidos conforme o andamento dos trabalhos das turmas.

 

 




 

 

 

 

Identidade
Estrutura
Princípios
Educar é educar-se
Formação de Professores

Téc.administrativo
Avaliação
Avaliação Interna
Ed. Infantil
Ensino Fund. 1
Ensino Fund. 2
Aniversários
Uniforme
Condução
Material Escolar
Lanche
Brinquedos

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