Além das atividades do
Período Complementar
oferecemos OFICINAS no contraturno para os alunos do Ensino Fundamental.

Esta oficina é proposta aos alunos do 1º ao 9º ano e tem a orientação do Marco Antonio, musicoterapeuta que iniciou na escola como professor de musicalização para as crianças do 1º ao 5º ano. Desde 1999 desenvolve a oficina de circo na Escola.

Os alunos trabalham com malabarismo, equilíbrio, acrobacias aéreas, além de realizar performances como palhaços, mágicos ou contorcionistas. É uma atividade que tem fascinado os alunos há quase treze anos.

“O circo trabalha com habilidades humanas como a afetividade, a percepção e o relacionamento em grupo, além de exigir seriedade, interesse e disciplina de quem o pratica”, diz o professor.

Professor: Marco

Cerâmica
Através do manuseio da argila as crianças desenvolvem sua criatividade, ganham maior conhecimento sensorial, percebem melhor o próprio corpo e podem observar a transformação de materiais.

Esta atividade é também um estímulo ao tato e ao olhar.

Professora: Juliana

Capoeira
Esta atividade (oferecida para os alunos do Fundamental 1) é coordenada pela professora Idalina, que diz: “Não desenvolvemos um trabalho nos moldes das academias. As crianças jogam interagindo umas com as outras, de início sem a preocupação com “regras” e movimentos corretos”.

Cada criança vai aos poucos adequando seu corpo e buscando com a professora a aproximação em relação ao movimento que deseja reproduzir. Cada um vai aprimorando seu desempenho dentro do seu ritmo e de suas habilidades.

A música é parte importante do trabalho: as crianças tocam, aprendem músicas específicas e cantam enquanto se movimentam e jogam na roda.

Professora: Idalina

Os jogos e brincadeiras são indispensáveis para o desenvolvimento das crianças.

O xadrez proporciona diversos benefícios – é uma atividade que facilita a aprendizagem de outros conteúdos, desenvolve intelectualmente os praticantes e estimula a sociabilidade.

O xadrez pode ser ensinado de forma prazerosa, tornando-se inclusive uma atividade cotidiana das crianças.

Clique aqui para fazer o download da apostila de Xadrez para níveis iniciantes e básico, elaborada pelo professor Bolívar Gonzalez.

Professor: Bolívar

Culinária
Cozinhar é arte e paixão.

Misturar ingredientes parece uma alquimia digna de um laboratório de Ciências... Os adolescente literalmente colocam a mão na massa, trabalhando com a concentração e a organização necessárias para se chegar ao resultado esperado.

Como "brinde", educam seu paladar!

Professora: Malu

Tênis
Um jogo divertido, socializador e educativo, o tênis desenvolve a motricidade e a coordenação. Além disso, estimula a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade, assim como o sentido de responsabilidade.

Professora: Malu

Venha brincar em Inglês!
A proposta das Oficinas de Inglês é fazer com que as crianças gostem cada vez mais da língua inglesa. Para isso, privilegiam-se atividades que proporcionam um aprendizado de forma prazerosa e natural, através de jogos, atividades de artes, musicalização, contação de histórias, dramatização, culinária e jardinagem. A atividade é para crianças do Grupo 2 ao 5º ano. Os grupos são formados com até 12 crianças, de acordo com as faixas etárias.

A Oficina tem como responsável a Professora Mariana Borio do Rosário, que sempre trabalhou com o ensino de línguas para crianças. Em 2002 criou o Merry-go-round, um Projeto de Recreação em Inglês e, desde então, vem ensinando Inglês a crianças de 3 a 10 anos, sempre através de atividades recreativas, num formato diferente de escolas de língua. Afinal, um ensino diferente do tradicional ajuda a desenvolver o gosto pela língua e a manter os pequenos motivados!