Avaliação Interna e Sistemática dos Cursos e da Proposta Pedagógica

A avaliação dos aspectos operacionais da Escola, aquela que analisa o dia-a-dia pedagógico, que acompanha e questiona o andamento da proposta de trabalho dentro das salas de aula e na relação com os alunos, que utiliza na prática a avaliação do rendimento dos alunos para retroalimentar o trabalho e a coerência do fazer pedagógico em relação aos objetivos e princípios da Escola, tem que ser feita cotidianamente. É no fazer e discutir e analisar ao mesmo tempo, no planejar e debater com a Coordenação ou Direção, ou com os colegas, que se aprimora a prática pedagógica. Assim, diária ou semanalmente, conforme casos específicos, ocorrem os encontros de segmentos ou de Professores com suas Coordenadoras para analisar, criticar e buscar soluções sobre o andamento do trabalho da escola. Busca-se desta forma garantir a competência da ação pedagógica e as questões operacionais que interferem na ação da comunidade escolar.

Questões estratégicas são trabalhadas em encontros regulares entre Coordenação e Direção, quando se debatem temas mais amplos relacionados à Proposta Pedagógica da Escola, buscam-se soluções e formas de planejar a ação junto à equipe pedagógica. A preparação dos encontros de formação (a partir das necessidades detectadas), por exemplo, ou a definição de rumos e caminhos para as transformações necessárias (para o ano ou o semestre seguinte) e como isso terá a participação do corpo docente (e/ou administrativo). Nessas situações discutem-se possíveis mudanças curriculares (que serão realizadas de fato junto aos Professores), questões relativas ao tempo e espaço organizados na estruturação do trabalho pedagógico, questões ligadas à tecnologia, estuda-se a respeito de algum aspecto técnico sobre o qual estejamos nos debruçando. Os assuntos que são objetos destas reflexões, posteriormente serão discutidos exaustivamente com os Professores, que interferem sempre nos processos de mudanças.