A ESCOLA
PEDAGOGIA
EQUIPE
DIA TODO
CONTATO
LOCALIZAÇÃO
OFICINAS
EX-ALUNOS
BLOG/NANICO
EVENTOS
Veja o que acontece por aqui...
21
ago
 


Período Complementar
Parkour

L'art du déplacement

Nesta semana os alunos do Fundamental 1 que estão na escola durante o dia todo, no Período Complementar, conheceram e praticaram o PARKOUR.

Parkour ou "l'art du déplacement" (em português: a arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.

Se o seu filho está na escola durante o Período Complementar e no final do dia chega em casa cansado, o filminho abaixo explica os motivos... Haja fôlego!

Raphael agita o corpo junto às crianças da Educação Infantil e do Fundamental 1 no Período Complementar e é professor da oficina de Hip-Hop para alunos do Fundamental 2.
 

 

Escreva um comentário

 

20
mar
 


Período Complementar
Labirinto Elétrico
Não acenda a luz

Os alunos do Período Complementar puderam ver o funcionamento do labirinto elétrico. Esse equipamento é um dispositivo elétrico onde a pessoa deve percorrer um caminho (o labirinto) com um anel metálico - se você encostar no fio elétrico, dispara um sinal, que pode ser uma luz acesa (o mais simples), ou luzes acesas , cooler ligado ou vibrações de motores (o mais complexo).


Pedro é professor de Ciências do Ensino Fundamental 2 e professor da Oficina "Os Mistérios da Ciência", do Período Complementar (para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1).

 


Escreva um comentário

 

 
02
nov
 


Período Complementar
Matemoteca
Resultados

 

Zoológico

A entrevista

1ª possibilidade

2ª possibilidade

Escreva um comentário

Fátima é professora do 3º ano e também das atividades de Matemoteca e Navegar é Preciso para alunos do Período Complementar.

 

 

 

 
26
out
 


Período Complementar
Matemoteca
Quebrando a cabeça

Atividades de lógica contribuem para o desenvolvimento da concentração, da atenção e da capacidade criadora, habilidades fundamentais para a resolução de problemas. Por este motivo elas fizeram parte dos últimos encontros de Matemoteca, aula semanal que ocorre com os alunos do período complementar. Alunos do 2º ao 5º ano fizeram este tipo de atividade no laboratório de informática e, depois, em sala. Quando já estavam “craques”, algumas crianças foram desafiadas a montar um jogo de lógica para ser resolvido pelos colegas.

Que tal, agora, você também aceitar o desafio de resolvê-los? São dois problemas de lógica: A entrevista,  criado pelo Mathias Serathiuk Velloso e pela Rafaela Oliveira Meneghel, ambos do 4º ano, e Zoológico, criado pelo Tiago Bilbao Floriani, do 3° ano B, e pela Arianna Marie Schmitz, do 4° ano.

A resposta você verá na próxima edição do Naniquinho. Até lá!

Desafios: A entrevista | Zoológico (arquivos em formato PDF)

Escreva um comentário

Fátima é professora do 3º ano e também das atividades de Matemoteca e Navegar é Preciso para alunos do Período Complementar.
 

 

 

 
01
jun
 


Período Complementar
Vulcão no ateliê
Erupções criadas feito "mágica".

No ateliê de Artes, do Período Complementar, numa atividade com argila, as crianças criaram esculturas que ficaram parecidas com "rochas" ou "vulcões", como elas chamaram. Comentei que já havia feito um vulcão, com uma antiga turma, e propus que construíssemos um. Pegamos então uma lata e a cobrimos de argila; passamos cola e deixamos secar.

Depois de pronto, perguntei para as crianças o que faltava para ser um vulcão de verdade. O Matis respondeu: "Falta ele cuspir fogo." Já o Arthur falou : "Ele precisa explodir." Maria Luiza disse : "`Temos que fazer mágica, aí ele explode." Então, fizemos a "mágica". Colocamos bicarbonato e vinagre com anilina vermelha na lata e fizemos nosso vulcão entrar em "erupção."

As crianças adoraram! Alana, no final, comentou: " Andrea, só faltou ele fazer 'bummmmm'."










Escreva um comentário

Andrea é professora de Educação Infantil e também do Período Complementar.

 

 

 

 
08
mai
 


Período Complementar
Os mistérios da Ciência
Brincando com cores

O trabalho do professor Pedro (oficina Os mistérios da Ciência, no Período Complementar) é muito interessante! Cada dia ele apresenta uma novidade pra garotada. Noutro dia, por exemplo, as crianças brincaram com as cores…

Utilizando apenas materiais caseiros, como leite, corante alimentício (vermelho, amarelo e azul), palitos de dente, potes e detergente, a turma pode fazer misturas e criar suas efeitos inscríveis.

Para realizar o experimento, colocamos em pequenos potes, um pouco de leite. Em seguida, pingamos algumas gotas de corantes, cada cor em uma extremidade do pote. Depois, esfregamos detergente nos palitos. Quando as crianças encostavam o palito no leite, ele era repelido e afastava o corante. Dessa maneira, as cores começaram a se misturar e cada aluno criou sua própria "obra de arte". Infelizmente, depois de muito leite derramado nas mesas, tivemos que descartar essas obras… Mas valeu a diversão e o encanto das crianças! Imaginem quanta coisa descobriram!!!


 

Escreva um comentário

 

 

 

 

 

Identidade
Estrutura
Princípios
Educar é educar-se
Formação de Professores

Téc.administrativo
Avaliação
Avaliação Interna
Ed. Infantil
Ensino Fund. 1
Ensino Fund. 2
Aniversários
Uniforme
Condução
Material Escolar
Lanche
Brinquedos

Fone/Fax: (41) 3339-8527
Rua Hugo Kinzelmann, 383 - Campina do Siqueira - Curitiba/PR
E-mail:projeto21@escolaprojeto21.com.br - site desenvolvido pela Escola Projeto 21